Pelourinho Cultural

Pelô na Internet

20/06/12 - 14:03h. Última atualização: 22/06/12 - 04:59h

Hoje (21) o forró toma conta do São João no Pelourinho

A decoração do Pelourinho homenageia o Centenário de Luiz Gonzaga - Crédito: Bruno Ricci

Decoração temática, shows gratuitos, segurança e muita música de qualidade compõem o São João do Pelô em 2012

Neste ano, o São João no Centro Histórico da capital baiana vai encantar o público local e turista. O forró, que já começou no Pelô desde o início do mês, terá, entre os dias 21 e 24 de junho, endereço certo nos seis palcos localizados no Pelourinho. Ao todo, serão mais de 60 atrações durante os próximos quatro dias de festa. O evento, realizado pelo Governo do Estado da Bahia através das Secretarias de Cultura e de Turismo, conta com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias. A festa acontece da Praça Municipal até a Ladeira do Taboão, envolvendo os largos do Pelourinho num verdadeiro arrasta-pé do bom.

O arraiá acontece no Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, Largo do Pelourinho e Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água. No Terreiro de Jesus, o forró começa sempre às 18h, e contará com artistas consagrados como Zelito Miranda, Estakazero, Adelmário Coelho, Targino Godim, Cangaia de Jegue e Val Macambira, entre outros. Já no Largo do Pelourinho, os shows vão começar a partir das 20h30. Marcarão presença nesse palco, por exemplo, o Bando Virado no Moi de Coentro e A Volante do Sargento Bezerra.

Mas no Pelourinho, o forró não para! Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’água durante o São João terão duas atrações a cada noite. O público poderá curtir xote, xaxado e baião com artistas como a Banda Flor do Cangaço, Flor Serena, Celo Costa e Pé de Fulô, começando sempre às 21h.

Na Praça Municipal, a animação fica por conta das quadrilhas de São João. O concurso de quadrilhas, existente desde 2008, começou nesta quarta-feira (20) às 18h. Nos dias 23 e 24, começará mais cedo, às 16h. Shows também animarão o público após as apresentações dos grupos, começando sempre às 23h.

Mais um palco no Cruzeiro de São Francisco animará a festa. Também com duas atrações por noite, o arrasta-pé aos pés de um bonecão de mamulengo representando o rei do baião, Luis Gonzaga, começará às 20h, fazendo todo o povo dançar ao som de artistas como Forró no Kilo e Zé Honório e Banda Visgo de Jaca.

A homenagem a Luiz Gonzaga, que completaria em 2012 seu centenário, caso estivesse vivo, é a marca desse São João. O rei do baião está presente em toda a decoração que dá o ar de festa ao Pelourinho. Representações do artista, bem como imagens de toda a discografia de Gonzaga enfeitam pórticos e portais no Centro Histórico.  Ele estará presente também no repertório dos artistas, que não deixarão de cantar clássicos como “Asa Branca” e “Assum Preto”.

Quem estiver por Salvador no São João, o Pelourinho é a melhor opção de sentir o clima de interior, estando na capital. Os casarões e ruas de pedra trazem a sensação de se estar numa vila, o que torna o Centro Histórico ideal pra quem quer curtir o verdadeiro São João, sem sair da cidade.

Confira a nossa programação completa

Cadastre-se com o seu e-mail e receba os nossos
informativos:

Descadastrar

Links do Pelô

Veja fotos dos nossos eventos, artistas e projetos!

• I Encontro de Pontinhos de Cultura da Bahia - 16/10
  • CCPI