Pelourinho Cultural

 
 
 
 
 

Tô no Pelô

 

CCPI

 

Agende-se

 
Edição jul 2014

Baixe aqui a programação

 
 
julho 2014
D S T Q Q S S
« jun «-»  
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
 

Se Oriente no Pelô

 
  • Mapa
  • Mapa
 
 
Pelô na Internet
 

Notícias

25/06/12 - 03:59h. Última atualização: 27/06/12 - 13:04h

Muito forró esquenta o início do inverno no São João no Pelô

Pelô lotado nesse São João. Crédito: Erica Almeida

Pelô lotado nesse São João. Crédito: Erica Almeida

Com mais de 200 mil pessoas nos quatro dias de festa, a folia junina no Centro Histórico animou a festa de quem ficou em Salvador. E no Pelô, o forró vai até o final do mês!

Esse domingo (24) é oficialmente a última noite do São João da Bahia. Mas o forró no Pelô vai até o final do mês. E mesmo após quatro noites de festa intensa, o público mantém a animação, lotando as ruas, praças e largos do Pelourinho. Apenas nessa noite foram 15 atrações misturando os mais diversos tipos de forró. De acordo com a estimativa da Polícia Militar, cerca de 50 mil pessoas transitaram por dia em todo o circuito do São João no Pelô, que foi da Praça Municipal ao Carmo.

Não faltaram homenagens ao grande Mestre Lua, que comemoraria 100 anos se estivesse vivo. Seu repertório de pé de serra e baião esteve presente em grande parte das apresentações. Apesar do final da festa, os shows de forró continuarão no Pelourinho até o fim de junho com apresentações de grandes artistas como Bule-bule e A Volante do Sargento Bezerra, além de claro jovens artistas que sempre tem espaço para mostrar seu talento nos Largos do Pelourinho.

A noite deste dia de São João (24/06) teve seu início, no Cruzeiro de São Francisco, com a banda Mangaba na Cuia que além de releituras como da canção “Tropicana”, de Alceu Valença, trouxe para o São João do Pelourinho canções autorais.  A festa seguiu com a banda Marimbada. O grupo, liderado pela sensual e performática Julieta Rodrigues, apostou no forró romântico trazendo uma versão da música “Ainda bem” de Marisa Monte.

No Largo do Pelourinho o show já começou com o pé de serra tradicional tomando conta da festa com o cantor Carlos Villela forrozeando com a música “Abri a porta”, famosa com o grupo A Cor do Som. Um dos pontos altos do evento foi uma afirmação do cantor. “Todo forrozeiro tem obrigação de cantar e homenagear o grande mestre Luiz Gonzaga”, disse Carlos, que em seguida cantou “A vida do Viajante”. O cantor Lui Muritiba, manteve o ar tradicional da festa no Largo sem perder a animação, cantando, por exemplo, a música “Minha Gata” do Falamansa e “Forró de Cabo a Rabo” de Luiz Gonzaga, que não deixou ninguém parado. E para fechar o São João no Largo do Pelourinho, o público, que parecia não querer deixar a festa acabar, recebeu Pedro Sampaio, artista xiquexiquense conhecido por transformar suas histórias em letras de músicas.

A última noite de São João no Largo Pedro Archanjo começou com forró eletrônico da banda Alpercata de Arrasto, lotando o espaço e fazendo todo mundo dançar apertadinho ao som do sucesso “Correndo atrás de mim” de Aviões do Forró. A professora aposentada Edna Souza que estava muito animada com os amigos, conta que fazia alguns anos que não vinha ao São João do Pelourinho. “Minhas amigas vieram nos outros dias e disseram que estava muito bom, então vim aproveitar o último dia”, afirmou.  Para animar ainda mais a noite, Maviael Melo que é poeta, cantador e cordelista, começou sua apresentação com um causo, nada mais nordestino, e seguiu com um clássico de Gonzagão, “Estrada de Canindé”.

No Largo Tereza Batista a festa começou com a banda Forró Trakejo dando o tom dos corações apaixonados, misturando sertanejo e forró. A banda, formada apenas por rapazes, cantou para os casais e para os que estavam a procura do seu par. Vanessa Santiago, fisioterapeuta, lastima não ter vindo nos outros dias “frequento o Pelourinho normalmente, mas nunca tinha vindo no São João, estou gostando muito”, contou.  A segunda apresentação, da banda Laska Coco, criada em 2001, também agitou o público. O vocalista que tinha um figurino todo de renda não deixou ninguém parado ao som do seu acordeom, tocando “ABC do Sertão” de Luiz Gonzaga.

Já no Largo Quincas Berro D’água a banda Pé de Cerva não abriu mão de homenagear Luiz Gonzaga cantando “O rei nas estrelas” de Flávio José. A canção que diz “A asa branca diz pro sabiá: enquanto houver sanfona, um xote e um baião, seu nome lembrará uma canção”, marca a importância do Mestre Lua para música brasileira. A banda continuou cantando a música autoral “Lua vem me ver”, um xote para os corações apaixonados.  O grupo Sobe Poeira, que fechou a noite no Largo, fez jus ao nome não deixando ninguém parado com sua mistura de forró e reggae cantando, por exemplo, a música “Do lado de cá” da banda Chimarruts.

Os shows de Bruninho Subvai, Del Feliz, Adelmário Coelho e Val Macambira marcaram o fim dos festejos juninos no Terreiro de Jesus. Já na Praça Municipal, após o Concurso de Quadrilhas, quem se apresentou foi o forrozeiro João Sereno. O São João da Bahia é realizado pelo Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Cultura e de Turismo, e contou com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias. A grande festa acabou neste domingo (24), mas o forró no Pelourinho continua nos Largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água com o projeto Ciclo de Festejos Juninos no Pelô, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que garante o arrasta-pé até o final de junho.

 

Newsletter

Cadastre-se com o seu e-mail e receba os nossos
informativos:


 

Cadastrar
Descadastrar


 

Links do Pelô

 

Fotos

 

Veja fotos dos nossos eventos, artistas e projetos!

  • Danca-Colegiados-Setoriais-Foto-Leonardo-Franca-5
  • Danca-Colegiados-Setoriais-Foto-Leonardo-Franca-4
  • Danca-Colegiados-Setoriais-Foto-Leonardo-Franca-3
  • Danca-Colegiados-Setoriais-Foto-Leonardo-Franca-2
  • Danca-Colegiados-Setoriais-Foto-Leonardo-Franca-1
  • Audiovisual-Colegiados-Setoriais-Foto-Leonardo-Franca-6
  • Audiovisual-Colegiados-Setoriais-Foto-Leonardo-Franca-5
  • Audiovisual-Colegiados-Setoriais-Foto-Leonardo-Franca-4
  • Audiovisual-Colegiados-Setoriais-Foto-Leonardo-Franca-3
  • Audiovisual-Colegiados-Setoriais-Foto-Leonardo-Franca-2
  • CCPI
Veja mais fotos